Os Métodos Didáticos do Professor da EBD

O Mestre por excelência valia-se de vários métodos na exposição de Sua doutrina. O principal era a preleção, isto é, o discurso (Mt 23). Em outras ocasiões, perguntas (Mt 16.13-20), os debates (Mt 22.23-33) e por fim, as dramatização.


1 Discursos
Os estudiosos da Bíblia apontam cerca de 60 discursos de Jesus nos Evangelhos (Mt 4.23; 9.35). Os discursos eram dirigidos a dois públicos principais: as multidões e os discípulos.
a - Discurso as multidões
Era o tipo de preleção unilateral, às vezes, o que dito à multidão era depois explicado ao grupo mais seleto (Mt 13.36);

b - Discurso aos discípulos
Neste tipo de discurso era adotado a preleção bilateral, ou seja, os discípulos podiam interrogar a Jesus à vontade (Lc 21.7).

2 Perguntas
O método de perguntas, também chamado de catequético (de catequese), é um dos mais antigos. A palavra catequese se origina de duas palavras gregas: Echein - sondar e katá - para baixo, passando-nos a ideia do marinheiro que lança a sonda ao mar para verificar a profundidade a que está navegando.
Jesus utilizou muito esse método e o hábito de fazer perguntas o acompanhou por todo o seu ministério (Lc 2.46, NTLH; Mt 16.13,16).

Para refletir:
Por meio de uma ou mais perguntas, o professor pode avaliar o nível de interesse ou de conhecimento da classe ou de um aluno em particular.

3 Debates
Sendo Cristo um Mestre revolucionário, não é de estranhar que seus atos e palavras tenham sido alvo de muitas contestação. Os saduceus, fariseus, chefes de sinagoga e sacerdotes debateram abertamente com Jesus. Esses debates, não se prolongavam muito, porque as respostas incisivas do Jesus logo deixavam sem argumentos os seus opositores (Mt 19.3-9).

4 Dramatização
A dramatização consiste na reprodução de uma fato histórico, de uma cena do cotidiano ou de uma obra escrita. Os mais fortes exemplos de dramatização com propósitos didáticos utilizados por Jesus são a ceia do Senhor e o batismo, sem esquecer a extraordinária lição de humildade que Ele deu ao lavar os pés dos discípulos no cenáculo (Jo 13.3-7).

5 Propagação
Diferente da maioria dos professores, Jesus além de ensinar, tinha a preocupação de divulgar as suas ideias por meio de seus alunos (Lc 9.12), na Grande Comissão, Cristo enviou os seus discípulos, de todos os lugares e de todas as épocas, a pregar o evangelho por todo mundo (Mc 16.15).

COMO ESCOLHER OS MÉTODOS DIDÁTICOS
1. Conheça sua Classe
Compreenda as necessidades, níveis de conhecimento e estilos de aprendizagem dos alunos.

Referência Bíblica: 1 Coríntios 9:22b (NVI) - "Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns."

Aplicação: Assim como o apóstolo Paulo adaptava seu ensino conforme a audiência, conhecer a classe é essencial. Entenda as necessidades espirituais, culturais e intelectuais dos alunos para selecionar recursos e métodos que os envolvam efetivamente.

2. Contextualização
Adapte os recursos e métodos ao contexto cultural e idade dos alunos.

Referência Bíblica: 1 Coríntios 9:19-23 (NVI)  - "Embora seja livre de todos, fiz-me servo de todos para ganhar o maior número possível... Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns."
 
Aplicação: Contextualizar o ensino é seguir o exemplo de Paulo. Seja sensível ao contexto cultural, idade e experiências dos alunos. Escolha recursos e métodos que ressoem com a realidade deles, tornando a mensagem bíblica mais relevante.

3. Variedade
Diversifique os métodos e recursos para manter o interesse e envolvimento constante.

Referência Bíblica: Provérbios 25:11 (NVI) - "Como maçãs de ouro em bandejas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo."

Aplicação:
Assim como um variado banquete agrada, variedade no ensino mantém o interesse. Utilize diferentes recursos (Bíblia, multimídia, objetos visuais) e métodos (expositivo, discussão em grupo, dramatização) para apresentar a Palavra de Deus de maneiras diversas.

4. Feedback Contínuo
Esteja aberto ao feedback dos alunos e ajuste seu método de ensino conforme necessário.

Referência Bíblica: Provérbios 12:1 (NVI) - "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo."

Aplicação: Aceitar feedback é parte do crescimento. Incentive professores a buscar retorno dos alunos sobre a eficácia dos recursos e métodos. O aprendizado contínuo vem da disposição de ajustar abordagens conforme necessário.


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