COMO O PROFESSOR DA EBD ADAPTA O ENSINO AO SEU PÚBLICO


A eficácia do ensino na Escola Bíblica Dominical (EBD) está intrinsecamente ligada à capacidade do professor de se adaptar ao público-alvo. Cada faixa etária apresenta características distintas, exigindo abordagens pedagógicas específicas para garantir uma compreensão profunda e uma aplicação prática das verdades bíblicas. Neste capítulo, exploraremos estratégias fundamentais para reconhecer e atender às necessidades de diferentes faixas etárias, promovendo um ambiente educacional relevante e enriquecedor.

Reconhecendo e Compreendendo as Necessidades de Diferentes Faixas Etárias
Reconhecer e compreender as necessidades de diferentes faixas etárias, incluindo o tempo de atenção, é essencial para a eficácia do ensino na Escola Bíblica Dominical (EBD). Para que o aluno tenha acesso a todos os conteúdos do currículo é fundamental que a transferência de classe seja feita no momento certo. As classes devem estar divididas de acordo com as faixas etárias:
  • Berçário (0 a 2 anos);
  • Maternal (3 e 4 anos);
  • Jardim de Infância (5 e 6 anos);
  • Primários (7 e 8 anos);
  • Juniores (9 e 10 anos);
  • Pré-adolescentes (11 e 12 anos);
  • Adolescentes (13 e 14 anos);
  • Juvenis (15 e 17 anos).
As classes de Jovens (a partir de 18 anos) e adultos (idade indefinida), como mencionado anteriormente, não estão organizadas em ciclos e, portanto, não obedecem a este critério. Nas classes de Jovens e Adultos, a proposta pedagógica obedece a critérios diferentes, porquanto não é elaborada em ciclos, e sim por temáticas que contemplam a teologia bíblica e sistemática, indispensáveis para o conhecimento e amadurecimento da fé cristã, tendo com base norteadora a Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, elaborada pela CGADB.

1 - BERÇÁRIO (00 - 2 anos)
É bem verdade que nossas Igrejas, em sua maioria, ainda não possuem um espaço adequado para montar um berçário; mas precisamos nos esforçar e usar nossa criatividade para proporcionar aos nossos bebês um lugar apropriado para o seu bom desenvolvimento. É aqui que começa sua educação cristã. Ao contrário do que muitos pensam, é grande a sua responsabilidade professor(a)!

2 - MATERNAL (03 - 04 anos)
As crianças nesta fase, comem muito, dormem muito e crescem muito. Isto gera muita energia que deve ser despendida. É muito ativa, mas cansa com facilidade. É necessário planejar muitas tarefas diferentes, pois não conseguem ficar muito tempo numa única atividade. Espiritualmente, demonstra fome pelas coisas de Deus. Tende a imitar as atividades e atitudes dos outros. Observam cuidadosamente o modo como o professor lê a Bíblia, ora ou oferta. Sua credulidade é absoluta.
Seu período de atenção é de aproximadamente três minutos, e seu vocabulário consiste em setecentas palavras. Para ter êxito no Ensino ao Maternal, a chave é ensinar uma ideia por vez, repetida e variadamente.



3 - JARDIM DE INFÂNCIA (5 -6 anos)
O Jardim de Infância, está começando a desenvolver a coordenação motora. Aparece a habilidade manual, com capacidade de realizar trabalhos mais complexos, que envolvam a motricidade fina. A criança nesta idade:
  • Imita tudo
  • É curiosa e perguntadora
  • Vive num mundo de faz-de-conta
  • Não entende expressões figuradas
Sua capacidade de concentração é fixada entre quatro e dez minutos, conforme a matéria e o interesse.

4 - PRIMÁRIO (7 - 8 anos)
As crianças desta faixa etária são caracterizadas pela atividade contínua. Grande parte das crianças já sabe ler e escrever. É possível cativar sua atenção de oito a vinte minutos, ou até mais, dependendo do seu interesse pelo assunto e a maneira como ele é apresentado.

5 - JUNIORES (9 - 10 anos)
O júnior tem saúde e energia em excesso. Dificilmente adoece e gosta de comer e se mexer muito. O senso de independência cresce e já não quer ajuda dos pais e professores. Os alunos são muito barulhentos, falam alto o tempo todo. Gostam de participar na aula, não se contentando mais em apenas escutar. Os juniores têm excelente memória, que deve ser totalmente aproveitada para a memorização de versículos. O professor deve exigir perfeição na recitação.

6 - PRÉ ADOLESCENTES (11 – 12 anos) e ADOLESCENTES - (12 - 14 anos)
A adolescência é a fase em que ocorrem maiores mudanças físicas e psíquicas. O corpo se desenvolve rapidamente e o controle muscular tem que ser aprendido.
Neste período, o aluno é muito impulsivo: Toma decisões precipitadas e pensa que é o "Dono da Verdade".
A adolescência é a fase dos questionamentos e dúvidas (inclusive na áreas Teológica). O professor deve estabelecer regras justas e explicar o motivo das mesmas, a tal ponto que o aluno reconheça que são razoáveis e que beneficiarão a todos.

7 - JOVENS
A juventude é uma fase da vida que se apresenta como um grande desafio aos professores, principalmente aos professores cristãos.

8 - ADULTOS
Um professor para lecionar para adultos, muitas vezes, sente-se impotente em atender as necessidades e anseios de seus alunos, por serem estes, em certos casos, pes­soas que possuem níveis e formação diferenciados.


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