O professor da EBD é, antes de tudo, uma pessoa chamada para o ministério de ensino. O professor deve ser aprovado em seu ofício, e ser hábil no manuseio da Palavra de Deus (2 Tm 2.15). O ensino da EBD, levando em conta os seus objetivos, exige da parte do professor o melhor que ele pode dar. Exige que o professor se gaste e seja gasto, no treino, no preparo, na oração, no planejamento.
Um mentor espiritual e não apenas um transmissor de informações
Ser professor apenas para transmitir conhecimentos talvez seja até fácil, mas não se chegará a lugar algum; primeiro, porque quem apenas se dispõe a transmitir o que sabe está totalmente fora dos objetivos básicos do ensino, e segundo, porque o verdadeiro papel do professor da EBD não é ensinar, mas contribuir para a transformação de vidas através do ensino da Palavra de Deus, de forma sistemática.
A MISSÃO DO PROFESSOR
Há quatro coisas que o professor não pode eximir-se de ensinar aos alunos. A primeira é pensar, pois está lidando com seres racionais. A segunda é trabalhar, pois todos os talentos precisam ser utilizados. A terceira é aprender a aprender, pois é para isso que o aluno está ali. A quarta é aprender como aprender.
1. ENSINAR O ALUNO A PENSAR
A própria reconhece e respeita a variedade de pensamento na igreja: "Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente" (Rm 14.5).
O professor deve valorizar a capacidade de pensar. A sua tarefa não é simplesmente incutir ou impor ideias aos alunos, sem dar-lhes espaço para desenvolvê-las ou mesmo para discordar delas. O autêntico ensinador não deve esperar que os seus alunos pensem exatamente como ele, já que a pluralidade no modo de pensar só enriquece e expande os horizontes.
2. ENSINAR O ALUNO A TRABALHAR
Timóteo recebeu este conselho de Paulo: "Não desprezes o dom que há em ti" (1 Tm 4.14). No versículo anterior, o apóstolo havia recomendado: "Persiste em ler, exortar e ensinar". E no versículo 15 mais atividades foram sugeridas: "Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos". Ensino e trabalho estão intimamente ligados. Em suma, o professor está preparando o aluno para que este trabalhe - e trabalhe bem.
3. ENSINAR O ALUNO A APRENDER A APRENDER
O professor deve ensinar o aluno que a maior virtude da vida é aprender. Precisa convencê-lo de que o aprendizado é o maior investimento: aprender é investir em si mesmo. O aluno que aprende a aprender estará preparado para realizar com excelente aproveitamento qualquer atividade dentro de sua área vocacional (Pv 3.13,14).
4. ENSINAR O ALUNO A APRENDER COMO APRENDER
Ensinar o aluno a aprender como aprender é mostrar-lhe os caminhos que levam ao conhecimento, os métodos que tornam o aprendizado mais eficiente.
4.1 Através da Leitura
Desenvolver o hábito da leitura é fundamental na educação, mas existe diferença entre ler muito e ler bem. Há pessoas que leem muito, porém de maneira aleatória e superficial. A leitura que trás resultados de aprendizagem é aquela que é programada, ou seja, o aluno sabe exatamente o que precisa ler.
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